domingo, 20 de março de 2011

Waldirene - A Garota Papo Firme



WALDIRENE cujo sobrenome é Fraraccio, descende de italianos, e nasceu em São Paulo, na capital, num dia 24 de novembro.
É uma mulher bonita, de olhos verdes e que encantou os jovens nos anos sessenta como seu rock, cujo refrão dizia: “Sou a garota papo firme que o Roberto falou...”



WASHINGTON MORAIS ENTREVISTA WALDIRENE

Washington : Como você iniciou sua carreira artística?

Waldirene : Minha família sempre teve fortes tendências musicais.
Junto com meu irmão Wagner cheguei a formar vários grupos amadores.
Até que um dia juntei-me com algumas colegas e criamos um conjunto feminino chamado “As Gatas”, ano 1967.
Nós iríamos fazer uma apresentação em homenagem ao “Dia das Mães”.
A irmã do Ademar Dutra fazia parte do grupo e ele foi assistir à apresentação.
Eu cantei sozinha “Dio come ti amo”. Quando acabei o público gostou e pediu bis.
O Ademar Dutra me fez um convite um convite para gravar e levou-me até a RCA Victor e o produtor Ramalho Neto contratou-me imediatamente.
Gravei um compacto com as músicas “Garota do Roberto” e “Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim” e em 30 dias a música já estava em primeiro lugar no Brasil inteiro.


Washington – Este sucesso repentino modificou a sua vida ?

Waldirene: Sim, de repente eu estava fazendo televisão, shows, viagens e não dava mais para estudar. Saí do colégio. Tive que aprender a lidar com dinheiro, estava assustada.
Minha vida deu uma guinada de 180 graus.
De uma estudante pacata, de um colégio, até outro dia, para logo em seguida estar ao lado do Roberto, Erasmo, e tendo artistas importantes como colegas de profissão.
Lancei a mini-saia acompanhada de botinhas, inclusive o jornal “O Estado de São Paulo” chegou a fazer uma matéria comigo sobre o assunto.


Washington: E como se processou o seu ingresso na Jovem Guarda ?

Waldirene: O Chacrinha ia fazer uma homenagem ao produtor do programa Jovem Guarda, que era o Carlos Manga e haveria a participação de todos os grandes astros da época. Fui convidada para participar deste evento.
O Roberto Carlos, inclusive, seria a última atração; e qual não foi a minha surpresa, quando fui chamada pelo Chacrinha para cantar junto com o Roberto.
Ao terminar o programa, logo em seguida assinei um contrato de exclusividade para a “Jovem Guarda” da TV Record.
Daí em diante participei do mesmo até o seu término, que ocorreu em 1970. O Roberto Carlos saiu um ano antes, Wanderléa e Erasmo ficaram até o fim.

Washington: Como era o comportamento dos artistas da Jovem Guarda ?

Waldirene: A maioria dos artistas, por serem jovens e inexperientes, não tinham cabeça. Não sabiam aplicar bem o dinheiro que ganhavam. Trocavam de carro toda hora. Davam festas caríssimas para comemorar aniversário ou coisa parecida e convidavam os demais colegas. O anfitrião, nestas ocasiões, sempre pagava altas contas. Lembro-me do aniversário de uma colega nossa, cujas despesas foram bem elevadas, chegamos a reservar uma boate. Tudo isto eram formas de compensação, pois não podíamos freqüentar uma praia, sair à rua como qualquer pessoa, só mesmo com algum disfarce. Não tínhamos digamos assim, uma adolescência normal, portanto ficávamos muito unidos, formando quase uma espécie de clube fechado. Uma espécie de família.

Washington: E a sua discografia, poderia relacioná-la ?

Waldirene: Bem, na RCA-Victor eu gravei 11 compactos simples:

1 - Garota do Roberto – 1967
2 - Tempestade em Copo D’Água – 1967
3 - Suas Mãos – 1968
4 - Eu Preciso de Carinho – 1968
5 - Não Era Amor – 1968
6 - Meu Benzinho - 1969
7 - A culpada Sou Eu – 1970
8 - Eu Te Amo, Tu Me Amas – 1970
9 - Nosso Amor – 1970
10 - Trem Fantasma – 1971
11 - Sou rebelde – 1972
Em seguida ingressei na Continental e gravei 3 compactos simples:
1 - Fala – 1973
2 - Meu Velho Avô – 1974
3 - Taka-Taka – 1974
Na Tapecar, gravei dois compactos:
1 - Você é o Homem da Minha Vida
2 - Quando Você for embora
E finalmente na Copacabana, mais 4 compactos:
1 - Ama-me Uma Vez Mais - 1980
2 - Quero Ser Livre – 1981
3 - Sonhar Entre as Nuvens – 1981
4 - Canta Menino – 1982

Washington: E pra finalizar, quem compôs a música "Garota do Roberto”?

Waldirene: Foram o Carlos Imperial e o Eduardo Araújo, e esta música é uma espécie de resposta à “Garota Papo Firme” do Roberto Carlos.


Um comentário:

  1. Não só a garota do Roberto , era a garota sonhada de todos nós com seu belo sorriso e seus lindos olhos verdes.

    ResponderExcluir